
Como o
Bananas Music
Ter a trilha sonora para uma campanha publicitária alinhada aos valores e mensagem do anunciante pode influenciar diretamente na percepção do público e fortalecer a associação do consumidor com a marca. Nesse texto abordamos a relação do consumidor com a música de campanhas publicitárias e como fazer escolhas musicais estratégicas. Confira!
Já sabemos que é possível sim ser disruptivo quanto ao som de campanhas publicitárias, apenas utilizando o silêncio como estratégia. Mas em geral, grandes marcas aderem à música como aliada para emocionar o público através das propagandas.
Isso é um fato, já que a música pode ajudar a manter a atenção do espectador. Em um contexto publicitário, onde a atenção é muitas vezes limitada, a música pode ser uma ferramenta eficaz para manter o interesse do público por mais tempo.
Além disso, ter a trilha sonora para uma campanha publicitária alinhada aos valores e mensagem do anunciante pode influenciar diretamente na percepção do público e fortalecer a associação do consumidor com a marca.
Nesse texto abordamos a relação do consumidor com a música de campanhas publicitárias e como fazer escolhas musicais estratégicas.
Com grande parte da audiência e público consumidor pertencendo à Geração Z, muitos negócios estão investindo recursos nas redes sociais - e mais especificamente em formatos de vídeos curtos - popularizado, principalmente pelo TikTok (da Bytedance), para a comunicação da sua marca.
Estamos começando a discussão por esse ponto uma vez que o TikTok realiza constantemente diversas pesquisas para entender como esse público reage emocionalmente e se comporta em relação às músicas dos anúncios ou branded content na plataforma. O objetivo é claro: registrar e aplicar insights para oferecer aos criadores e marcas.
Em parceria com a Hotspex, o TikTok mostrou a 10.000 de seus usuários uma seleção de anúncios de marcas fictícias, com trilhas sonoras variadas. Incluindo músicas mais conhecidas, músicas instrumentais e faixas personalizadas - criadas especificamente para uma campanha de marca.
Uma das conclusões do estudo foi que músicas conhecidas aumentam as chances dos usuários gostarem dos anúncios. Em comparação com as músicas instrumentais e as faixas personalizadas para a marca, anúncios com uma música conhecida tiveram 5% mais curtidas e geraram uma intenção de compra bem maior.
Existem diversos fatores estratégicos que levam times de comunicação e marketing a investir na criação de uma trilha sonora específica para uma campanha. Aqui no Bananas Music desenvolvemos recentemente dois projetos nos quais a criação de uma música personalizada demandava um alinhamento muito preciso da música com as campanhas de cada marca.
Para uma campanha de Dia dos Namorados, que aqui virou Dia do Amor, a marca convidou a cantora Clarissa para co-criar uma música que celebrasse todas as sutilezas dessa emoção.
“A música faz parte da vida das pessoas e marca muitas histórias de amor, então esta parceria com a Clarissa aproxima ainda mais a Youcom do seu público, gerando cumplicidade e encantamento”, destaca a Head de Marketing da Youcom, Joice Trindade.
O desafio era criar uma ação que envolvesse os fãs da marca de forma mais ativa na campanha, promovendo além de engajamento, um aumento de vendas no período.
Portanto, nesse contexto, a criação de uma música exclusiva para a campanha do Dia do Amor, ainda em parceria com uma artista próxima do público da marca, garantiu o alto engajamento com a marca.
➝ Leia mais sobre esse projeto aqui.
Marcas multinacionais têm como grande desafio comunicar seus produtos de forma coerente e consistente em todos os países em que está presente, considerando que os públicos terão experiências diferentes baseadas em suas vivências.
Partindo dessa premissa, o Bananas Music desenvolveu um projeto em parceria com a Natura que - através da música, conectasse a marca Natura Una com as consumidoras latino-americanas, respeitando as particularidades culturais de cada país e mantendo a unidade sonora entre todos os pontos de contato.
O grande desafio do Bananas Music foi criar um brandbook sonoro e um direcional claro de como sons específicos podem ser combinados de maneira a garantir que cada mercado escolha produtoras locais para trabalhar - e ainda consiga manter uma trilha que reforce os atributos da marca de forma global.
Na prática, significa que a produtora da Natura na Argentina pode combinar os sons de uma forma, a produtora do Brasil de outra e, ainda assim, o resultado final vai manter a unidade estética da trilha.
A vantagem dessa estratégia é ter uma trilha sonora original e proprietária que traduza os atributos de identidade da marca respeitando a estética de cada cultura local, humanizando ainda mais a marca e a aproximando das pessoas.
➝ Leia mais sobre esse projeto aqui.
O primeiro passo é estabelecer os atributos de identidade da marca e definir o objetivo da campanha. Lembre-se que, além de representar sonoramente o universo da marca, a música tem que fazer sentido para o público-alvo da campanha.
Aqui no Bananas Music desenvolvemos uma metodologia exclusiva para definir a identidade musical de uma marca e seus atributos sonoros. Partindo de uma imersão no posicionamento do cliente e demais informações do briefing - criamos as hipóteses que irão nortear o projeto.
Dessa forma, todas as referências e informações compiladas pelo nosso time e que dialogam com o DNA da marca começam a ser organizadas para prever possíveis cenários musicais para aquela demanda.
Optar por contratar parceiros estratégicos especialistas em curadoria musical pode fazer toda a diferença no resultado final da sua campanha e no posicionamento da marca no território da música de forma relevante e autêntica.
➝ Veja aqui 04 benefícios de contratar uma agência de music branding.
Buscando um parceiro para te ajudar nessa? Conheça mais sobre nossos serviços e solicite um diagnóstico gratuito para sua marca AQUI.
Assine a newsletter do Bananas Music
Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação.
Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.