O blog do Bananas é nosso espaço para compartilhar conhecimento sobre music branding, negócios, tecnologia, cases, projetos autorais e, obviamente, muita playlist de música boa.
Espere encontrar por aqui textão, textinho e até mesmo texto nenhum - só uma seleção de playlists para agradar você ;)
Quando entramos numa loja ou em um restaurante e está tocando uma música que nos chama atenção, somos capazes até de ficar mais um pouco para ouvir até o final. Mas como é feito o pagamento dos direitos autorais das músicas que tocam nas lojas?
Responsáveis por lojas, escritórios, restaurantes e negócios dos mais variados segmentos procuram pela música ambiente ideal, que estimule tanto clientes como o público interno. Afinal, é por essa questão que muito provavelmente você chegou a este artigo.
Trazendo cases e exemplos de playlists, apresentamos a importância de definir a música ambiente de um ponto de venda por meio de processos que vão além de gostos pessoais e achismos.
Provavelmente essas que você lembrou estão no que chamamos de nível 4 de envolvimento com a música.
Neste texto, explicamos melhor como classificamos cada um dos quatro níveis que identificamos durante nosso trabalho e como sua marca pode se tornar ainda mais musical.
Como o mercado do entretenimento e dos shows ao vivo está se adaptando depois dessa digitalização? Para entender esse cenário, confira a conversa que nossa diretora criativa, Juli Baldi, conduziu com Marcelo Beraldo, Diretor de Conteúdo da T4F e Coy Freitas, Diretor Artístico da Twitch Brasil, para o primeiro Talks for Fun.
Para saber mais sobre curadoria musical, a Revista Noize bateu um papo com Juliana Baldi, DJ, radialista, fundadora do Bananas Music Branding e especialista em escolher a música certa para cada momento.
Neste texto desmistificamos o impacto da música no trabalho e, de bônus, você ainda leva uma série de ótimas playlists para dar aquele boost na sua rotina de tarefas do dia a dia.
Descubra como a música contribui para aumentar as vendas da sua loja - e de brinde leva uma seleção com playlists para diferentes segmentos de moda e varejo.
Sabemos da importância de estudar, buscar informações sérias e conhecimento, principalmente quando estamos iniciando em uma nova área profissional.
Neste texto, trazemos uma apanhado de dicas, livros, exemplos de como o nosso case - e o conceito de music branding - pode ser abordado dentro do estudo acadêmico e mais um bônus.
Com a explosão das apresentações ao vivo pela internet, palavras como "takedown" ganharam força, bem como as dúvidas e as novas regras em torno dos direitos autorais.
Na busca por esclarecimentos, batemos um papo com a equipe do Artista Legal, empresa composta pelos advogados e especialistas em música Carla Arminda, Rodrigo Kuster e Alex Salles, que auxilia artistas e agentes do entretenimento na maior compreensão dos seus respectivos papéis na cadeia produtiva do entretenimento e, por consequência, na defesa de seus direitos.
Reunimos aqui alguns dos principais aprendizados e novidades que aconteceram na área da música e cultural durante a quarentena no Brasil e no mundo. Todas foram muito positivas, começando pelo sucesso das lives em todo o mundo.
Queremos continuar a ver outras ações e idéias como essas pós-pandemia.
Nesse texto, Emely Jensen, nossa head de curadoria aqui no Bananas Music revela as dicas e passos que ela usa para criar uma boa playlist, ferramentas que podem ajudar a criar playlists melhores e a organizar sua biblioteca, além de algumas refs sobre onde e como atualizar seu repertório musical.
Aquele aroma ou som tão específicos que identificam uma loja entre várias outras em um shopping ou avenida movimentada. Certamente você já passou por uma experiência dessas.
Neste texto, apresentamos como usar o marketing sensorial em diferentes tipos de projetos, trazendo exemplos bem-sucedidos do seu uso.
Às vezes, tudo o que queremos é a playlist no Spotify certa para tudo fluir bem em nosso dia de trabalho ou para indicar à alguém as músicas perfeitas para o momento.
Mas será que uma marca pode aproveitar essa oportunidade de comunicação tão próxima com as pessoas?
Sim. E ela pode falar muito sobre seu o seu propósito, os territórios onde se faz presente e os sentimentos e ideais que busca inspirar com uma playlist no Spotify.
Neste texto, mostramos como uma marca que investe em Spotify tem em mãos uma poderosa ferramenta de music branding.
Para conectar a identidade da marca com a trilha sonora, desenvolvemos uma metodologia própria de Music Branding.
Neste post resolvemos abrir nossa metodologia e mostrar o passo a passo que seguimos para criar playlists de música ambiente e outros projetos de music branding para empresas para que qualquer pessoa possa criar as melhores playlists para todos os momentos do dia.
Você provavelmente já ouviu o termo music branding, mas sabe o quanto ele pode agregar a sua marca ou à estratégia que você está montando para algum cliente?
Atuando com estratégias e experiências ligadas à música e criando projetos para grandes marcas desde 2013, nós podemos assegurar: uma playlist de música que consiga traduzir a essência da marca cria uma relação próxima e emocional junto aos consumidores - sendo, muitas vezes, um fator importante na criação de uma love brand.
Neste post, reunimos todas as informações e dicas de music branding para sua marca trilhar esse caminho com sucesso.
Com o objetivo de propor novas playlists pro Gang App, nossa head de curadoria musical, Eme Jensen, fez uma pesquisa aprofundada sobre o que os jovens vivem hoje em dia. Nós fazemos isso sempre para os nossos clientes, mas pesquisamos ainda mais fundo ao repensar as plays do App.
Apesar da infinidade de opções que o streaming oferece, ela percebeu que ainda é possível categorizar os gostos musicais dos jovens em um punhado.
Você verá que as tribos ainda são reais, só recebem nomes mais millenials agora.
"Que sons você apresentaria para um gringo atrás de novidades interessantes da música brasileira?"
Assim nasceu o Música Brasileira Pra Gringo Ouvir, nosso exercício mensal de responder essa pergunta imaginária através de um report com 5 artistas e 5 lançamentos.
• • •
Em outubro de 2017, lançamos o “Música Brasileira Pra Gringo Ouvir #1”, um report inspirado pela playlist de mesmo nome que criamos na época da Copa do Mundo no nosso perfil no Spotify com o objetivo de apresentar o melhor da música brasileira atual para os estrangeiros.
Da playlist fomos e report, fomos para uma série em vídeo no Youtube, onde mensalmente trazemos 5 artistas que merecem destaque e maior visibilidade.
É nossa tentativa de ir além das listas de música e transformar as playlists em plataformas de conteúdo.