O que é o ECAD e quem paga os direitos autorais das músicas que tocam em loja

 

 

O que é o ECAD?

 

Quando entramos numa loja ou em um restaurante e está tocando uma música que nos chama atenção, somos capazes até de ficar mais um pouco para ouvir até o final. Muitas vezes, a sensação gerada pela sonorização é tão boa que nosso cérebro é capaz de traduzir como agradável toda a experiência vivida no ponto de venda de uma marca, aumentando não só o tempo de permanência no local como a probabilidade de voltarmos a ele em outro momento. 

 

Não é exagero dizer que a música é capaz de nos conectar emocionalmente com uma marca.

 

Tão importantes e relevantes para o posicionamento de uma marca, os artistas envolvidos nessa relação precisam ser remunerados pela sua criação. Mas você sabe como isso acontece? Fizemos um passo a passo para explicar a relação entre música na loja e arrecadação de direitos autorais. 

 

Mas antes: como chegamos aos artistas que vão tocar na playlist de música ambiente da loja? Uma resposta do nosso time de curadoria musical

 

O Bananas Music Branding cuida da construção da identidade musical para marcas. Isso significa que nosso trabalho é entender e traduzir quais os atributos e características a marca deseja  expressar de forma sonora. 

 

A partir de reuniões com os vendedores, clientes, com o marketing da marca, pesquisas de branding, benchmarking e concorrência, nosso time de curadoria musical reúne os insights em um diagrama de afinidades, conceituando  a ideia do que é o DNA musical da marca.

 

Esses insights nos levam também a qual será a atmosfera musical e quais estéticas sonoras vão compor essa atmosfera. Por exemplo, quando o cliente entrar em uma loja da marca, que sensação queremos despertar? Queremos que ele se sinta animado ou relaxado? Queremos que a trilha sonora traga a sensação de estar na praia ou em uma festa? 

 

Por isso,  a partir  destas estéticas sonoras escolhidas, identificamos os 10 principais artistas e suas conexões para compor o espectro musical da marca. Esse é um resumo da metodologia do Bananas Music que chamamos de Concept e você pode ler toda a explicação dela neste post que fizemos aqui . Esses artistas receberão os direitos autorais das músicas tocadas no PDV através do ECAD. 

 

Mas afinal, o que é o ECAD?

 

A sigla ECAD significa Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Ele é regido pelas leis 9.610/98 e 12.853/13 de Direitos Autorais, e administrado por sete associações de música, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais. Isso significa que toda vez que uma música é executada publicamente, o ECAD é o órgão responsável por identificar os autores daquela música, arrecadar os valores devidos e distribuir segundo os registros feitos pelos próprios artistas em suas associações.

 

 

Como o ECAD sabe o que toca em um ambiente sonorizado?

Em estabelecimentos com música ambiente, como lojas, restaurantes, academias e outros, as músicas são captadas através de gravações feitas por aparelhos digitais afixados no local pelos funcionários do ECAD. Essas gravações compõem amostras que são utilizadas para algumas distribuições.

 

Como é feito o pagamento de uma loja para o ECAD? 

 

O estabelecimento pode pagar ao ECAD uma mensalidade, cujo valor varia de acordo com alguns fatores de acordo com o Regulamento de Arrecadação:

 

• Local onde a música é tocada

 

• Tamanho da área sonorizada

 

• Importância da música para o negócio

 

 • Ramo de atividade do negócio

 

• Tipo de utilização musical

 

• Região socioeconômica do estabelecimento

 

Você pode fazer uma simulação de valor a pagar aqui

 

A responsabilidade de estar em dia com o ECAD, e portanto, de pagar os direitos autorais aos músicos que tocam nos pontos de venda é da administração do estabelecimento no qual a música está sendo executada. 

 

Para pagar o direito autoral, é preciso procurar o escritório do ECAD mais próximo e fornecer informações sobre como a música será utilizada, a área que será sonorizada, dentre outros dados. O pagamento é feito exclusivamente através de boleto bancário e​ pode ser mensal, no caso de estabelecimentos comerciais.

 

Se alguém paga, outro alguém tem que receber. Alô, artista!

Como os artistas recebem o valor de arrecadação do ECAD? 

 

Para um artista receber os valores devidos, é necessário se filiar a uma das sete associações de música, registrar suas músicas junto ao ECAD e manter seu repertório atualizado. Somente dessa maneira você poderá receber os direitos autorais. Mensalmente, o Ecad envia às associações de música os demonstrativos de valores a serem repassados aos titulares filiados. Este documento detalha todas as músicas captadas do artista, em quais segmentos elas foram tocadas, o rendimento gerado e outras informações.

 

A estratégia de music branding  ajuda marcas a se conectarem com seus consumidores e a desenvolverem projetos musicais relevantes para os clientes. E como parte da cadeia produtiva da música, essas marcas precisam se comprometer a manter viva - e sustentável -  essa arte tão especial para os seus negócios, através do pagamento dos direitos autorais dos artistas.

 

Se você precisa de ajuda para criar sua radio indoor ou tem dúvidas em relação à arrecadação do ECAD para sua loja, nos chame aqui. Vamos conversar.