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Ações de marketing para datas comemorativas: use a música

As principais datas comemorativas do segundo semestre de 2022 para você se inspirar   As datas comemorativas são oportunidades já estabelecidas para estimular essas conexões com o público. Apresentar ações de marketing para datas comemorativas já é uma prática natural e até esperada em determinadas ocasiões.   Por isso, separamos algumas ideias  de como usar a música em ações de marketing para você usar nas datas comemorativas do 2º semestre de 2022.    

Ações de marketing para datas comemorativas: use a música

As principais datas comemorativas do segundo semestre de 2022 para você se inspirar

 

O maior desafio do time de marketing atualmente é conseguir captar a atenção dos consumidores para enfim começar um diálogo ou uma venda.

 

As datas comemorativas são oportunidades já estabelecidas para estimular essas conexões com o público. Apresentar ações de marketing para datas comemorativas já é uma prática natural e até esperada em determinadas ocasiões.

 

Para nós aqui no Bananas Music, a música é uma das ferramentas mais potentes na construção de conexões emocionais e memórias afetivas. 

Ideias originais e exclusivas de acordo com a identidade sonora são potentes em diferenciar uma marca dos concorrentes, gerar diálogo e engajamento dos clientes. Tudo isso resulta em awareness e aumento das vendas. 

 

Por isso, separamos algumas ideias  de como usar a música em ações de marketing para você usar nas datas comemorativas do 2º semestre de 2022.

 

JULHO

 

Dia 10/07 - Dia da Pizza

 

E se cada sabor de pizza virasse uma playlist? Uma tradicional marguerita para ouvir ao som dos clássicos ou uma playlist calabresa beeeem apimentada? Ofereça para os seus clientes uma playlist para ouvirem enquanto dividem uma pizza com as pessoas que amam.

É só botar a mão na massa e fazer! 

 

Dia 13/07 - Dia do Rock 

 

Se o rock faz parte da identidade musical da sua marca, o dia do Rock é uma das principais oportunidades de Julho para gerar engajamento com os seus clientes.

 

Veja essas ideias:

 

_Você pode criar uma playlist colaborativa com seus clientes convidando-os para compartilharem suas músicas favoritas via enquete do Instagram ou Twitter.

 

_Para os mais ~conservadores~ que vivem dizendo que o Rock Morreu, que tal apresentar uma playlist só com as últimas novidades do gênero?

 

_Você também pode criar uma persona musical para cada produto da sua marca, como fizemos com os modelos clássicos de Mustang em nosso case de comemoração ao Dia do Rock para a Ford.

 

 

Dia 20/07 - Dia do Amigo

 

Essa data é tão universal quanto a música, independente do seu segmento. Uma boa ideia é criar playlists divertidas, sugerindo aos clientes que enviem aos amigos uma que combine com a personalidade deles. 

 

Ainda na pegada de personas musicais, que tal uma playlist para cada tipo de amigo? Uma playlist só com os hits para animar a noite para aquele seu amigo inimigo do fim? Ou uma playlist de Nova Música F* para surpreender aquela amiga que é a enciclopédia musical da turma?

 

AGOSTO

 

Dia 14/08 - Dia dos Pais

 

Uma data que não pode passar em branco e tem tudo a ver com música, afinal muita gente teve influência direta dos pais para conhecer seus artistas favoritos!

 

Que tal uma playlist com clássicos para pais de cada década? “Clássicos da década do meu pai” pode ser uma maneira carinhosa de pais e filhos trocarem referências musicais.

 

Se você quiser chamar seus clientes para a conversa, que tal sugerir que eles indiquem, através das redes sociais, “músicas que seu pai te apresentou”, criando assim uma playlist colaborativa.

 

É uma ótima oportunidade para engajar com seus clientes

 

Dia 05/08 - Dia Internacional da Cerveja

 

O dia da cerveja foi criado por quatro amigos na Califórnia e é comemorado sempre na primeira sexta-feira de agosto justamente para celebrar a indústria cervejeira. Então o segmento de bares e restaurantes não pode perder essa data.

 

Nada como beber uma cerveja com amigos para gerar memórias e emoções! Além de promoção e dose em dobro neste dia, que tal oferecer uma playlist que celebre a amizade e as conversas de bar?

 

Inspire-se com o perfil do nosso cliente Wissen Beer no Spotify .

 

Dia 29/08 - Dia Internacional do Gamer

 

Marcas que se comunicam com jovens da geração Z e Alpha têm uma boa oportunidade de promover uma campanha de ativação de marca neste dia.

 

Algumas ideias:

 

_ Playlists explorando personas musicais com diversos tipos de gamers geram compartilhamento e aumentam o alcance da marca.

 

_ Ofereça aos pequenos consumidores - e adultos também - gamers uma playlist com as melhores músicas para jogar.

 

_Que tal fazer sucesso entre seus clientes compartilhando uma playlist com a trilha sonora oficial dos jogos mais bombados do momento? Nós temos uma ideia aqui para você se inspirar.

 

SETEMBRO

 

Dia 07/09 - Dia da Independência do Brasil

 

Já pensou em compartilhar com seus clientes uma playlist só com artistas independentes brasileiros para celebrar a independência do Brasil?

 

Nós temos uma playlist aqui para você se inspirar.

 

Dia 15/09 - Dia do Cliente

 

O interesse pela música pode ser a porta de entrada de um cliente no seu universo - e também na sua loja.

 

Que tal oferecer para os compradores brindes personalizados e exclusivos do dia do cliente com um QR Code que leva direto pra uma playlist especial?

 

Nós podemos te ajudar com os brindes e a curadoria das playlists ;)

 

Dia 02/09 - Início Rock in Rio

 

Mesmo que sua marca não tenha uma ativação física no festival, você ainda pode aproveitar o Rock in Rio para engajar seus clientes.

 

Artistas que se apresentarão no festival e combinem com a identidade sonora da sua marca podem ganhar uma playlist especial no seu perfil durante o mês de setembro. 

 

Levar essas playlists para as redes sociais da marca é o que movimenta o canal.

 

Alguns exemplos de playlists:

 

_ Aquece R&R: o que você vai ouvir antes de chegar no Festival

 

_Meu Lineup dos Sonhos: os artistas que não podem faltar na sua curadoria

 

_After R&R: músicas para ouvir até a próxima edição do festival

 

Dia 23/09 - Primavera

 

No calendário da moda, setembro é o mês em que as coleções primavera-verão são lançadas. Sua marca pode utilizar playlists para comunicar e posicionar novos produtos. 

 

O nosso case de criar uma persona musical para cada produto da coleção da Melissa pode  inspirar você!

 

Se a ideia é promover um evento de lançamento, nós ajudamos com a trilha sonora. Já criamos uma trilha mixada com músicas 100% brasileiras e sonoridade eletrônica que foi a trama condutora do evento de lançamento da Renner.

 

OUTUBRO

 

Outubro Rosa

 

Já pensou em convidar uma médica influenciadora e engajada com a prevenção do câncer de mama para criar uma playlist assinada no seu Spotify? A Bananas Music pode te ajudar com esse projeto.

 

Exemplos de playlists:

 

_Playlists assinadas por mulheres que superaram a doença

 

_Playlists apenas com vozes femininas e poderosas 

 

Dia 01/10 - Dia da Música | Dia 17/10 - Dia da MPB

 

Produção de conteúdo musical para redes sociais também é nossa praia. Veja nosso case com a Natura Musical.

 

Podemos planejar e produzir juntos um conteúdo especial para o mês da música, começando por explorar a identidade musical da marca nas redes.

 

Playlists especiais com os principais gêneros musicais que compõem a identidade sonora da marca também é um caminho bem interessante a ser explorado nesta data.

 

Dia 12/10 - Dia das crianças

 

Música infantil tocando no PDV já é o clássico do dia das crianças. Mas podemos ir além do óbvio quando o assunto é infância. Explorar a nostalgia da infância é a uma das formas mais poderosas de criar conexões emocionais.

 

Olha essas ideias:

 

_Quais músicas sua marca ouviria se fosse uma criança? Você pode compartilhar com seus clientes uma playlist só com essas opções.

 

_Você pode propor que eles compartilhem, através das suas redes sociais, as músicas que os fazem lembrar da infância e criar uma playlist com essas sugestões.

 

_Você também pode pedir aos papais e mamães que compartilhem músicas que os lembrem de momentos especiais com as crianças.

 

_”Músicas que minhas crianças precisam conhecer” também é boa pedida para engajar os clientes através de playlists.

 

_Para o PDV, é hora de envolver as crianças na experiência de loja. Em um artigo, nós falamos como cuidar para que os baixinhos se sintam felizes na hora da compra.

 

NOVEMBRO

 

Dia 20/11 - Dia da Consciência Negra

 

Se a luta contra o racismo é um posicionamento da sua empresa o ano todo, o mês de novembro é uma janela de oportunidade para comunicar seus valores aos seus clientes.

 

_Playlists assinadas por artistas brasileiros negros

 

_Playlist só com artistas negros

 

_Playlist com músicas de protesto

 

Dia 21/11 - Início da Copa do Mundo

 

Em 2022, o mercado tem mais uma oportunidade de aquecer as vendas: a Copa do Mundo. As ativações dentro do universo do futebol aumentam as possibilidades da marca estar em contato com seus clientes

 

E nossa seleção está precisando de apoio! Que tal uma playlist que resgate as músicas hits do ano de 2002 para ativar a memória do pentacampeonato?

 

E será que zagueiros e atacantes ouvem playlists diferentes, de acordo com suas personalidades dentro do campo? Um divertido exercício de imaginação para promover a curiosidade dos seus clientes.

 

Dia 25/11 - Black Friday

 

Black Friday é, por definição, uma época de grande consumo. Cuidar para que a música ambiente da loja aumente a sensação de bem estar e estimule as compras é uma maneira melhorar os resultados tão esperados para essa data.

 

Veja nesse texto como a música ambiente aumenta as vendas.

 

DEZEMBRO

 

Dia 02/12 - Dia Nacional do Samba

 

Um dia inteirinho para honrar esse gênero musical incrível e genuinamente brasileiro. 

 

_Que tal uma playlist que ajude a  contar a história do samba através de uma linha do tempo? 

 

_Ou uma playlist colaborativa com seus clientes? Você pode aproveitar a data para perguntar nas redes sociais quais os sucessos favoritos dos  sambistas mais icônicos da nossa música e transformar isso em uma coleção de hits brasileiros

 

_Pode reunir as músicas das nossas compositoras e intérpretes de samba, numa coletânea de mulheres no samba. 

Só não pode perder essa oportunidade de sambar com seus clientes.

 

Dia 21/12 - Início do Verão

 

Vários segmentos podem aproveitar essa estação para se aproximarem dos consumidores. Playlists com músicas animadas, que estimulem encontros entre amigos, praia, churrasco, piscina e viagens são algumas das possibilidades. 

 

Para o lançamento de coleções de verão criamos playlists sazonais que traduzam a identidade e a proposta da coleção. Com certeza, a música ajuda e muito a comunicação entre os clientes e a marca.

 

Dia 25/12 - Natal

 

Data em que a família e a solidariedade estão no centro da comunicação de muitas marcas. Mas podemos fugir do clichê “então é natal, e o que você fez?”

 

Tente playlists animadas para encontro em família, músicas dançantes e divertidas. Aposte também em personas musicais, com perguntas nas redes sociais como “quem é você na ceia de natal?” Uma maneira divertida de estimular o diálogo e o compartilhamento. O resultado é o aumento da consciência de marca.

 

Outra ideia é explorar os diferentes estilos musicais de Natal, aproveitando que grandes artistas sempre lançam versões de músicas natalinas nessa época. 

 

Já imaginou uma playlist de hits de Natal em versão Punk Rock? Clique aqui para se inspirar

 

Dia 31/12 - Ano Novo / Festas de Final de Ano

 

Essa dica é especial para promover a cultura interna da empresa. Já pensou em comunicar a identidade da marca para os seus colaboradores através de música?

 

Uma playlist exclusiva para endomarketing vai bem com brindes de final de ano e aumentam a conexão do colaborador com a empresa, gerando um sentimento de pertencimento.

 

Você pode criar uma playlist colaborativa com as músicas que não podem faltar na festa de final de ano da firma. 

 

Ou até fazer um amigo secreto diferente. E se ao invés de você citar uma característica, você sugerir uma música para ver se os outros descobrem quem é seu amigo secreto? 

 

Use a música de forma estratégica nas festas de final de ano da sua empresa.  Se precisar de uma ajudinha, pode contar com a gente (: 

 

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Aqui no Bananas Music o que não faltam são ideias para transformar todos os dias do ano em playlist! Vamos pensar juntos em um projeto musical para engajar com seus clientes e aumentar suas vendas? Clique aqui para falar com a gente.

 

 

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